terça-feira, 24 de março de 2009

No que se passou nq expedicao pro Norte (parte 3)

Um pit-stop para Deus... Shimla pra Manali
Foram varias horas “malhando” o abdomen de tanto sacolejo de um lado para o outro. Em muitos lugares a Estrada, ou melhor, o caminho so cabia um carro. Nas estradas eh normalissimo por aqui buzinar avisando pro carro que vem na outra mao “oh eu aqui, tou passando, nao vem agora nao”. Principalmente nas curvas (varias vezes quase 90 graus de curva). Alem disso sao poucos os pontos onde se ve aquela protecao lateral pra evitar o carro cair no abismo... haja coracao!

Apos algumas horas paramos para lanche e no meio de um biscoito e outro senti um cheiro peculiar de maconha no ar. Nos entre-olhamos, olhamos pro matagal pr aver se tinha alguem la, mas nao tinha ninguem. O unico cidadao com um cigarro na mao era o nosso motorista. Era so o que faltava, um motorist doidao nessa Estrada maluca...

Na verdade depois de alguma conversa a gente chegou a conclusao de que nao era maconha e sim um tipo de cigarro popular entre os motorist de rickshaws. Ufa :)

Seguimos viagem e no meio do percurso passamos por um templo de Kali. Kali eh um dos incontaveis deuses do Hinduismo. Nosso motorista como um bom Hinduista e seguidor de Kali estacionou o carro e nos deixou um olhando pro outro com uma interrogacao purpura de cetim brilahnte na testa enquanto ele fazia sua prece.

Apos poucos minutos prosseguimos com nosso itinerario e em algumas horas avistamos as primeiras montanhas dos Himalayas.


Onde a Revolucao Industrial ainda ta pra chegar...
Chegamos em Manali por volta da meia noite e apos dar de cara com a porta fechada do lugar em que ficariamos encontramos um outro que tinha uma senhora muito simpatica como dona. Ela e o filho/sobrinho/qualquer coisa sao do Nepal.

Foi nesse lugar que senti a India timidamente se descobrindo um pouco mais para mim. Pessoas mais simples, num lugar que a revolucao industrial parece ainda nao ter chegado. Pessoas sem a linguagem corporal irritante.

Perto da “pousada” tem umas “hot springs” onde o povo lava a roupa. Tambem tem uma piscina onde os homens tomam banho de cueca. Fantastico, nao? Sei que fiquei na minha, usando a tatica de “documentarista do Discovery”, procurando nao interferir em nada, pois qualquer comentario ou atitude poderia inteferir o curso natural das coisas.

Mais na frente tinha mais aguas quentes onde as lavadeiras faziam seu oficio: lavar e apaixonar os turistas. Fiquei hipnotizado por alguns minutos por uma delas. Fiquei viajando nela enquanto ela tava concentrada na roupa suja. Esfrega, esfrega, esfrega...

Voltando em mim segui pro meu cafe da manha Tibetano e enquanto tomava meu capuccino escaldante pra aliviar o frio vi ao vivo pela primeira vez uma maquina de tear sendo usada para fins de subsistencia. Enquanto a senhora trabalhava no tear um senhor estava transformando o pelo em um rolo de la... tudo bem poetico. Eu sei que nao preciso ir tao longe, mas me senti na idade media.

Falando em Idade Media, Juliana e as meninas foram pra piscina das ladies.La a cena parecia ainda mais historica. Lembrava Roma e Grecia antiga. Varias mulheres em seus trajes intimos DANDO BANHO uma nas outras de forma pura e ingenua. Esfrega, esfrega, esfrega...

La fizemos o que o turista padrao faz: templo tibetanos, templo hinduista (onde acredita-se que Kali deixou uma pegada la, por isso o templo), yacks (uns bufalos bem peludos) e fomos a “estacao de ski” que eu nao lembro o nome. Sim, tem NEVE na India :)

Em geral os Indianos sao sapecas. Peter pans na neve. Sem nenhum medo de passar vergonha. Seja crianca, pai ou avo. Isso foi uma coisa interessante que a Marcela percebeu. Eles atuam de um jeito cafona que muitos teriam vergonha no Brasil. E eu estou falando de pessoas que tem dinheiro suficiente para viajar ate Manali.

Proximo post: McLeod Ganj, o mini-Tibet.

Um comentário:

  1. cara suas viagens continuam muito interessantes.
    já fazia um tempo que n passava por aqui e mais tempo ainda que n falo com vc.
    abraços e n pare de nos manter informados sobre as loucas aventuas do meu amigo luky
    :p

    ResponderExcluir