sábado, 28 de fevereiro de 2009

Slumdog millionarie

Eu quero um minuto de atencao pra falar 2 coisas.

Primeiro...
Antes de saber que o danado do filme seria um blockbuster eu estava assistindo com o Hamza e Dragan aqui no flat mesmo o filme e fiquei doido pra avisar pra voces sobre o filme.

O filme nao tem la esse super enredo e nao acho que foi merecido o Oscar dessa categoria, porem pra mim eh especial ver a "minha" cidade retratada com todas as cores que vemos aqui.

Tem uma parte do filme que mostra EXATAMENTE a regiao onde estou trabalhando. Acredito que foi filmado do predio ao lado do da TCS. Da pra ver tambem um lugar chamado Galleria, super frequentado por mim.

O filme vai ser lancado dia 6 de marco no Brasil, entao CORRAM pra ver a minha amada Mumbai!

Isso foi uma coisa, a outra coisa eh o seguinte...

Eu tava na cantina essa semana e fiquei incrivel (como diria Adah). A India e mais uma similaridade com o Brasil! Depois do filme ganhar o Oscar os atores voltaram pra Mumbai e o que acontece? COMITIVA DE RECEPCAO!

Nao era so 10 ou 50... eram CENTENAS! No mesmo original tosqueira indiano style de sempre, tava la o croowd adorando os atores & agregados. Uns cidadoes esquisitos descamisados, tocando tambores, flores no ar e carros conversiveis decorados com umas flores tipicas.

E o mais massa eh que eram diferentes grupos adorando pessoas diferentes, entao a atencao nao ficou concentrada apenas no "bonitao" do Irfan Khan. Eh raro ver uma cena dessas onde todos sao astros. Uma via lactea inteira sendo aclamada.

O produtor musical (nao tenho certeza do nome) eh bem famoso aqui tambem pelas composicoes Bollywoodeanas. Um colega indiano falou que era esperado pelo menos o "Melhor musica" (Jai Ho):


Ah sim e os descamisados provavelmente era um grupo de hinduistas (presumo) levando um ritmo irritante que nao sei o nome. Quase todos os dias eu acordo por causa desse batuque que eles fazem. Agora eu posso dizer: odeio hinduistas! O mesmo batuque acontece por volta das 18h. TOdo dia essa merda de batuque que envolve latao (presumo denovo) e sinos. ELes comecam num compasso 4/4 a 60bpm e depois avancancam pro descompasso geral e o mais rapido possivel.



Noticias relacionadas:

Índia orgulhosa do triunfo de "Slumdog Millionaire"

Google news

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Goa tem quase-carnaval



Pra quem quiser chamar de carnaval...
Talvez o carnaval do BRasil nos anos 50?

Fotos: Bandra (por Maia)


bandra by maia

Fotos de Bandra.


View Larger Map

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Pequenas doses de luxo

obs: Editei esse post "Sra e Srs Mumbai"

De Mumbai todo dia


Aaah, tah vendo essa cama ai? Agora ela ta maior!

Finalmente tivemos a coragem de organizar o flat. A Magda (amiga da Ev que passou 1 dia aqui) que o diga. Queria que ela visse agora como esta melhor :P

3000 rupees pra colocar tudo no lugar:
  • tampa do vaso sanitario (tava fazendo 1 e o 2 em pe)
  • descarga (tava usando balde)
  • pia do banheiro desemtupida (tava fazendo a barba com o balde)
  • rede nas janelas para evitar mosquitos (caraaao! mas agora nao tem 1 mosquito)
  • luz do quarto que tava quebrada (estavamos usando luminaria)
  • pe da cama cortado (tava dormindo encolhido)
  • faxina geral na casa:
    • batemos os colchoes e sofa (que poeira do caaraaalho). na moral, acho que dava mais de 500 gramas
    • lavamos todas as cortinas
    • compramos vassoura de verdade (depois mostro o que usam aqui) e outros artefatos de limpeza. esfregamos a sala toda. agora tah com cheirinho de laranja.
    • jogamos fora 4 sacolas de utilidades, incluindo um tijolo
    • achamos bolsa cheia de roupa feminina, pacote de camisinhas (apesar de inutil :P) e todas as coisas que estavam "perdidas" como por exemplo os sapatos do Hamza.
Aaah, agora tah bem melhor. Ontem foi a noite de sono mais sensacional aqui. Ainda tem muito pra limpar, mas acho que agora soh no proximo semestre...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sras e Srs: Mumbaaai (ex-Bombay)

O primeiro album sao fotos do cotidiano.
O segundo sao fotos pra turista ver.

Mumbai todo dia


Sul de Mumbai

Da improbabilidade de extravasar (parte #2)

Continuando o post aqui, no sabado passado foi o aniversario do Arjun, um indiano super gente boa e engracado pra caralho. Em foto o bixo parece mais aqueles personagens de quadrinho.

Ele resolveu fazer o danado do aniversario em um lugar chamado Madh Island (mapa abaixo). Acontece que pra chegar na casa de caralho, digo, na ilha, voce precisa usar todo o sistema de transporte que a India oferece: rickshaw, trem, balsa, onibus e claro os seus pes. Pensando bem ainda faltou elefante e camelo...


View Larger Map

Eh como eu jah tinha dito pra Melissa, pra se diverter voce tem que suar (ainda nao contei sobre a 2a viagem pra Goa…). Eh sempre uma maratona. Tem muita gente que fica em casa mesmo pra evitar a fadiga. Fico imaginando o que seria de meus amigos (nao vou citar nomes, ok Rafael?) que tem preguica de pegar o onibus ha 50m de casa.

Voltando ao assunto, depois de receber a SMS com as diretrizes pra se chegar no tal lugar resolvi enfrentar a maratona, afinal o Arjunzito merece! Combinei com o Hamza de encontrar com ele na Andheri Station. Entao peguei o rickshaw correndo para nos encontrarmos na hora combinada, mas infelizmente a DTEI ja o afetou e por isso ele so apareceu por la depois de longos e barulhentos 53mins de espera (em pe). Enquanto ele nao aparecia observei os vendedores ambulantes tentando capturar um pouco do famoso potencial indiano para empreendedorismo.

Quando ele apareceu ainda tivemos que esperar pelo outro “lote” de colegas. O que aconteceu eh que eles deveriam chegar juntos, porem no meio da confusao do trem apenas Hamza conseguiu emburacar no 1o trem, o resto do pessoal ficou pra tras e teve que pegar o proximo.

Depois disso mais uma rickshaw ate um bairro beira-rio, bairro beira-canal chamado ________. Sorte das meninas que normalmente tem um chale nas maos. Ja eu, nao tinha nada pra impedir que aquele odor de jasmins silvestres penetrasse minhas narinas recheadas de catota preta.

Apos isso precisamos pegar uma balsa pra atravessar o que um dia foi rio. Rio? Depende do seu conceito de rio. A agua que um dia foi transparente agora eh mais que verde. Eh preta, sem reflexo e com OSFNI (objetos solidos flutuantes nao identificado). Um parente do Tiete…

Depois de atravessar o danado, pegamos nosso fucking-red-bus (como o Hamza gosta de se referir aos simpaticos onibus estilo Londres anos 50), descemos no meio do nada e andamos, andamos… ate encontramos uma mansao e nosso aniversariante Arjun precisamente as 11h50m.

O ambiente era irado. A casa na beira da praia, lua cheia, gramado verdao, coqueiro, temperatura 25 graus, a birita por conta do Arjun, o som rolando e claro as mesmas gatinhas de sempre (estrangeiras na grande maioria)…

Problema eh que quando deu 1h o “landlord”, ou sei la quem eh o fulano, proibiu o som. Altinho, baixinho, de ladinho… sem negociacao, sound NAHE. E o Arjun tinha escolhido esse lugar por que “la a festa pode rolar ate de manha”. Hohoho…

Entao, metade da festa resolve ir embora e a outra metade ir para o after numa outra casa. A parte que resolve ir embora (eu incluso) percebe que nao tem como sair dali pelas vias comuns ate amanhecer. Nem teletaxi conseguiu chegar la. Eu e mais 10 apelamos para um cara aleatorio que estava encostado num carro desses tipo pickup (provavelmente o motorista de alguem) e depois de uma loonga negociacao fechamos por algo em torno de 600 rupees pra dividir por nos. O cara ganhou na mega-sena, 600 rupees eh o que uma pessoa paga para ir e voltar Mumbai-Goa (18h de viagem). Entramos no carro e comecamos nossa sessao Need For Speed em Mumbai. No meio da gritaria das meninas percebi que soh tinha eu e Dragan de homem, sendo que o Dragan tava bebado-nenem.

O Schumacher indiano nos deixou em Andheri Station e de la cada um teve que pegar a rickshaw de volta para sua respectiva casa. Ah, pra inteirar a bolada da night Saluma esqueceu a bolsa dela no carro...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Falando do trem...

"como sair do trem quando esta lotado... eh horrivel, tem que ficar se expremendo e perguntando pra pessoa da frente se ela vai descer nessa estacao. Se nao, tem que de alguma maneira trocar de lugar com essa pessoa. Ai quando o trem para ... parece uma boiada descendo... impressionante, parece um bando de animais e nao gente..." - Cora Mig nas Indias

Pois eh, as impressoes sao as mesmas. Apenas gostaria de complementar:
  • Sobre a troca de lugar: sabe aquele onibus lotadaco CDU/Varzea? Eh parecido. A diferenca eh que a turma fede mais, voce nao pode gritar "VAI DESCER MOTORISTA!!!" e o espaco livre para a manobra de seu corpo para o proximo lugar eh nulo.
  • Sobre a boiada: sem falar que se o Caprixoso demorar a descer, os Garantidos vao comecar a entrar na direcao contraria e voce vai ser jogado pra dentro do trem denovo (tipo quando vem uma onda muito grande e voce nao consegue furar).

ta ligado?

que na Tunisia, apesar de ser um pais muculmano, eh proibido usar burca?

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Da improbabilidade de extravasar

No Brasil todas as forcas conspiram para te jogar no meio de uma balada que so terminara quando:
  1. voce conseguir uma gatinha e vazar
  2. ou todos vazarem por falta de energia/embriaguez
Aqui a forca eh inversamente proporcional. Por exemplo, para biritar voce paga 250 rupees pela longneck, o que eh relativamente muito caro. Eu ainda nao passei da 2a longneck. Sem falar da DTEI (Distorcao de Tempo e Espaco Indiana) que obriga a balada a terminar as 2am, maximo.

A arte da pegacao tambem eh um conceito nao muito explorado na night. Pra ser sincero nunca vi aqui, exceto por poucos estrangeiros.

Pra quem quer esticar a night pode seguir pro after num lugar chamado KINOS.

Alguns colegas acham o maior barato, eu acho falido. Dizem ser o unico lugar (bar) aberto na madrugada. Da pra imaginar? Um lugar desse tamanho com um unico bar "conhecido" aberto? Sem falar que eh ilegal. Durante o dia o estabelecimento eh uma lanchonete, mas o dono resolveu fazer esse bico. Por causa disso entramos pela porta de tras e a fachada do lugar eh toda apagada/fechada. E as restricoes impostas ao problema sao refletidas no preco da bebida/comida.
Entao no final pagamos a taxa VAT, taxa servico e taxa ilegalidade,
Nao ficaria surpreso ao descobrir que o dono eh um brasileiro casado com uma indiana e que usou o dote dela para abrir a lanchonete/bar,

Mas o que me motivou mesmo a escrever esse post (e pode ter certeza que estou bastante, pois estou anotando no caderno pra depois passar online) foram os acontecimentos de ontem. Porem, como sei que voces sao preguicosos pra ler um post desse tamanho irei publicar apenas amanha.

ps. ando meio sumido porque tem 4 pessoas no flat, 3 laptops e apenas 1 ponto pra internet.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

fatos aleatorios

esse post eh apenas para me lembrar de alguns fatos aleatorios:
  • uma vez a gente foi pro TOTO's bar, em Bandra (bairro das baladas). esse bar eh do naipe pequeno com cerveja barata e "boa" musica. lembra de longe o Garagem. Pois a gente tava a gente la em pe tomando nossa cerveja, conversando e ouivndo a musica. De repente nosso corpo automaticamente comeca a balancar com o swing, certo? ERRADO! Assim que nosso corpo comecou a mexer chegou um dos funcionarios lah pra dizer que... eh proibido DANCAR (balancar no nosso caso). vai entender...
  • eh proibido pegacao tambem
  • ... tenho que ir, o domo do laptop chegou.